Fundadores

Ata de Fundação

Aos vinte e cinco dias do mês de Junho de mil novecentos e oitenta e sete, 25-06-87, às 20:30 horas, na sede esportiva da Associação dos Servidores do Banco Central - ASBAC, do setor de clubes norte - Brasília - DF, reuniram-se , sob a presidência do Sr. Carlos Everaldo Álvares Coimbra, trinta e quatro (34) funcionários aposentados do Banco Central do Brasil, atendendo à convocação feita por edital . Após explanação dos motivos da convocação, o Sr. Presidente pôs em votação a proposta de fundação da Associação Brasiliense de Aposentados do Banco Central - ABACE, entidade civil sem fins lucrativos, destinada a desenvolver a convergência e o convívio social e promover a defesa dos direitos e reivindicações de seus associados, o que foi aprovado, por unanimidade, pelos presentes. Em seguida, foi pelo mesmo apresentada proposta de Estatuto, tendo sido apresentadas, apenas, três propostas de modificação em seu texto. Aprovadas as alterações propostas, foi o Estatuto aprovado. Submeteu, a seguir, o Sr. Presidente, à Assembléia, a composição da chapa da primeira Diretoria e Conselho Fiscal, para o período Junho/ 87 - Maio/ 89, que foi eleita por aclamação, ficando assim constituída:

Presidente : Carlos Everaldo Álvares Coimbra , 1º vice - Presidente: Elio Lotufo, 2º Vice- Presidente : Clairê de Souza Pires , 1º Secretário: Josemar Mendes Rocha, 2º Secretário: José Dercely Costa, 1º Tesoureiro: Antonio Luiz de Santa Ritta e 2º Tesoureiro: Hélcio Barreto Lins . Conselho Fiscal: Efetivos:Fauzi João Mansur , Walber Reis da Silva e José Vilar Ribeiro Dantas. Suplentes: Abelardo de Gomes Pires, Francisco das Chagas Soares Lima e Dario João Martins, que foram, então, empossados pelo Sr. Presidente Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente determinou fosse por mim . Josemar Mendes Rocha, secretário “ad hoc” , lavrada a presente Ata, para registro fiel do acontecido, o que faço, assino, e vai por todos os membros da Diretória e Conselho Fiscal igualmente assinada.

Brasília, 25 de Junho de 1987.

Assembléia Geral convocada pela Associação dos Antigos Funcionários do Banco Central - Brasília - DF

Aos vinte e cinco dias do mês de Junho de mil novecentos e oitenta e sete, às 20:30horas, no restaurante da Associação dos Servidores do Banco Central - ASBAC, reuniram-se, sob a presidência do colega Carlos Everaldo Álvares Coimbra, tendo a secretariá-lo os colegas Antonio Luiz de Santa Ritta e Josemar Mendes Rocha, 34 ( trinta e quatro ) funcionários aposentados do Banco Central do Brasil. Abertos os trabalhos, o Sr. Presidente pediu ao colega Josemar Mendes Rocha que procedesse à leitura do Edital de Convocação anteriormente distribuido a todos os aposentados residentes em Brasília, do teor seguinte: “ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO CENTRAL BRASILIA - DF CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL

Os funcionários aposentados do Banco Central , residentes e domiciliados em Brasilia, ficam convidados a participar da Assembléia Geral que será realizada no dia 25 de Junho de 1987, no restaurante da ASBAC, às 20h30m, com finalidade de discutir a seguinte ordem do dia:

a) apreciação das decisões da Assembléia no Rio de Janeiro pela AAFBC, quando a transferência da Sede para Brasília foi negada pela maioria dos presentes ;

b) discussão sobre a constituição da ASSOCIAÇÃO BRASILIENSE DE APOSENTADOS DO BANCO CENTRAL ( ABACE ) e aprovação dos Estatutos;

c) discussão sobre a constituição, em Brasília , da FEDERAÇÃO DE APOSENTADOS DO BANCO CENTRAL ( FABAC ) e da forma possível de ação, em âmbito nacional, com vistas à unificação de forças, em lugar da proposta da AAFBC - Rio de centralização de decisões no Rio de Janeiro. COLEGAS APOSENTADOS, NÃO DEIXEM DE COMPARECER.TRATA-SE DE ASSUNTO RELATIVO AO NOSSO FUTURO E AO FUTURO DE NOSSOS DEPENDENTES .

Pela comissão:

a) Carlos Everaldo Álvares Coimbra.” Após a leitura do Edital, o Sr. Presidente passou a tecer considerações sobre os trabalhos da Assembléia de 26 de Maio de 1987 da AAFBC - Rio, à qual ele compareceu portando 87 ( oitenta e sete ) votos de colegas de Brasília favoravéis à transferência da sede daquela entidade para esta capital, acompanhados de igual número de autorizações para desconto em folha do valor da contribuição em vigor em favor da mesma, o que caracterizaria a adesão dos signatorios aos seus quadros sociais, tornando válidos seus votos . Falou, de viva voz, de sua decepção em ver a Assembléia negar, por maioria, essa transferência, não obstante haver a Diretoria da AAFBC, através de vários contatos telefônicos de dois de seus membros com elementos do grupo de trabalho de Brasilia, se manifestado, por unanimidade, favorável a essa transferência. Em seguida, convidou os presentes a receberem de volta os documentos já citados, assinados, por eles, já que haviam sido tornados inocuos. Como a grande maioria dos signatarios dos 87 ( oitenta e sete ) jogos existentes não compareceram a esta Assembléia, o Sr. Presidente sugeriu, o que foi aprovado por unanimidade, que os que não fossem procurados fossem destruidos o que foi feito pelo colega Josemar Mendes Rocha na presença de toda a Assembléia.

Encerrada o assunto constante da alínea a) do Edital de convocação, o Sr. Presidente passou a discorrer sobre a proposta de criação da ASSOCIAÇÃO BRASILIENSE DE APOSENTADOS DO BANCO CENTRAL - ABACE, que foi aprovada, por unanimidade, pelos presentes. Pediu ele, então, que os mesmos acompanhassem, através de cópias do Estatuto proposto que foram distribuidos, a leitura que se seguiu dos diversos artigos do mesmo estatuto. Com, apenas, três alterações fundamentalmente importantes apresentadas pela Assembléia, foi o Estatuto aprovado, por unanimidade, pela mesma.

A seguir, o Sr. Presidente solicitou a apresentação de chapas para concorrerem a eleição da primeira Diretoria da ABACE, ao mesmo tempo em que a mesa elaborava uma chapa da qual constavam nomes que já vinham colaborando nos trabalhos de constituição de uma entidade destinada à defesa dos direitos dos aposentados. Decorrido o prazo previsto no Estatuto sem que fosse apresentada qualquer chapa pela Assembléia, o Sr. Presidente submeteu aos presentes os nomes constantes da chapa elaborada pela mesa, a saber:

Para Presidente: Carlos Everaldo Álvares Coimbra

1º Vice-Presidente: Elio Lotufo

2º Vice-Presidente: Clairê de Souza Pires

1º Secretario: Josemar Mendes Rocha

2° Secretario: José Dercely Costa

1º Tesoureiro: Antonio Luiz de Santa Ritta

2º Tesoureiro: Hélcio Barrreto Lins

Conselho Fiscal:

Efetivos: 1º Fauzi João Mansur

2º Walber Reis da Silva

3º José Vilar Ribeiro Dantas

Suplentes: 1º Abelardo de Gomes Pires

2º Francisco das Chagas Soares Lima

3º Dário João Martins

Posta em votação, foi a chapa aprovada por aclamação da Assembléia, dispensada, portanto a constituição de mesa coletora e apuradora de votos, nos termos do Art. 23 do Estatuto. Em seguida, o Sr. Presidente empossou a Diretoria eleita para o mandato que se extinguera em 31 de Maio de 1989, conforme estabelece o Paragráfo único do Art. 29 do Estatuto, após o que propôs a mensalidade de CZ$ 100,00, a vigorar até 31 de Dezembro de 1987, sujeita, entretanto, a reajustes na mesma proporção das alterações que vierem a ocorrer no VP do funcionários da ativa do Banco Central. Por unanimidade, os presentes assinaram autorização para desento de seus vencimentos do valor proposto, a partir do mês de Julho p/ futuro, desconto. Determinou o Sr. Presidente que fossem expedidas comunicações às direções do Banco Central, CENTRUS, PREVI, Banco do Brasil e AAFBC - Rio, dando conta da fundação da ABACE e constituição da sua primeira Diretoria, bem como fosse elaborado em comunicado sobre o assunto aos aposentados de Brasília. Informou, ainda, os presentes da oferta, através da Diretoria da ASBAC, de suas instalações para servirem, provisoriamente, de sede da ABACE .

Por fim, o Sr. Presidente passou a falar sobre a idéia da criação de uma federação para congregar todas as entidades de aposentados existentes no país, cujo nome, em princípio, seria: FEDERAÇÃO DE APOSENTADOS DO BANCO CENTRAL - FABAC, cujo objetivo principal seria aglutinar forças em defesa dos nossos interesses comuns, tendo como sede, obviamente, a capital da República. Ficou decidido que seriam enviadas cópias desta ata e do Estatuto para todos os Departamentos Regionais do Banco Central, com pedido de encaminhamento às congeneres locais, dando conta do lançamento da idéia, forma de ação e objetivos da FABAC e nos colocando á disposição das mesmas para troca de idéias, detalhes, informações e, inclusive, elaboração do Estatuto da entidade proposta. Encerrada a Assembléia, o Sr. Presidente determinou fosse por mim, Josemar Mendes Rocha, secretário “ ad hoc”, lavrada a presente ata para registro do acontecido a qual vai, por mim e por todos os membros da Diretória, assinada. Brasília, 25 de Junho de 1987. Carlos Everaldo Álvares Coimbra; Elio Lotufo; Clairê; Josemar; Dercely; Santa Ritta; Luis; Mansur; Walber; Vilar; Abelardo; Lima; Dário; Elias Teixeira; Aurélio Correa, Osimar.

___________________________________________________________________________________________

 


Cotação Dólar