ATA - Reunião Extraordinária 23/01/2018CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃOATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 23.01.2018Aos 23 de janeiro de 2018, às 10h, na sede da Abace, realizou-se reuniãoextraordinária do Conselho de Administração da entidade, convocada pelo presidente,Fernando de Oliveira Ribeiro, para apreciar a proposta de aquisição da sede própria e,nos termos do artigo 15, inciso II, deliberar sobre a convocação de Assembleia Geral,com vistas à aprovação de aquisição pretendida, conforme dispõe artigo 10, incisoVIII, do Estatuto da associação. Participaram da reunião, além os membros doColegiado abaixo assinados, o senhor Elias Bueno, Presidente da Abace, os DiretoresUbirajara Rodrigues Mainier, Administrativo, Guilhermina Lara Diniz Antônio,Comunicação, Informática e Eventos e Walter Gomes de Oliveira, Financeiro. Tambémcontou com a presença dos membros suplentes do Conselho de Administração JoãoGoulart Junior, José Antônio Lima Tenório e Josina Maria de Oliveira. O ConselheiroJosé Clovis Batista Dattoli teve sua ausência justificada e foi substituído pelo suplenteJoão Goulart Junior. Também estiveram presentes José Antônio Tenório, membrosuplente do Conselho de Administração e os associados Murilo Moreira Veras, AntônioTorquato dos Santos e Paulo de Tarso Galarça Calovi. A reunião foi aberta peloPresidente do Conselho, Fernando de Oliveira Ribeiro, que passou a palavra para osenhor Walter Gomes de Oliveira, que fez um relato do contexto histórico sobre assedes da Abace. A seguir, foi dada a palavra ao senhor Elias Bueno que apresentouas razões que motivaram a Diretoria Executiva a buscar informações de mercado comvistas à aquisição da nova sede, considerando que, em 25/01/2016, foi aprovada peloConselho de Administração, a constituição de reserva financeira para a compra desede própria. Ressaltou que, durante a gestão da Diretoria anterior, a ideia era deinstalar a sede da Abace, em parte ociosa da área ora cedida em comodato àASBAC, ou mesmo construir, em espaço ali disponível, ocupando imóvel já existenteou construindo um prédio novo com área que nos atendesse. Foram feitas algumasreuniões com a diretoria daquela associação, com vistas ao exame de taisalternativas, tal realização; todavia, considerando que o imóvel pertence ao BancoCentral e está cedido em comodato , à ASBAC, avaliou-se que haveria dificuldadeextrema no processo de negociação, além da insegurança para a Abace, de vez que,a qualquer tempo, o Banco Central poderia solicitar a desocupação. Frente a essecenário, a ideia foi descartada. Fato esse compreendido pelos participantes dareunião. O presidente Elias Bueno informou também que: (a) a sede atual tem-semostrado ociosa, considerando a frequência de associados, no dia-a- dia, e queeventos como o happy hour, outrora realizado na sede, em razão do aumento dafrequência, passou a ser realizado em outro local; (b) o custo anual do aluguel da atualsede gira em torno de R$234.000,00; e (c) a reserva financeira para aquisição de sedeacha-se contabilizada, em 31.12.2017, por R$ 1.468.971,96. Em seguida, o Sr. EliasBueno apresentou um quadro com dados da pesquisa realizada pelo DiretorAdministrativo e fez um relato sobre os imóveis pesquisados, destacando três imóveisque atenderiam as necessidades da ABACE. Os imóveis destacados foram: (a) umespaço no Conjunto Baracat – Setor de Diversões Sul, com área de 190 metrosquadrados, ao custo total de R$600.000,00 (seiscentos mil reais); (b) um espaço noEdifício Presidente – Setor Comercial Sul; com área de 262 metros quadrados, aocusto total de R$830.000,00 (oitocentos e trinta mil reais); e (c) um espaço no EdifícioRecord, Setor de Radio e TV Sul, comárea de 158 metros quadrados, ao custo total de 990.000,00 (novecentos e noventamil reais). Os três imóveis foram avaliados pela Diretoria Executiva, considerando,além do valor de compra, a localização e a necessidade de reforma/adaptação doespaço para atender às necessidades da Abace. O imóvel do Edifício Baracat foidescartado em razão de sua localização e de necessitar de muita obra paraadaptação. O imóvel do Edifício Presidente, apesar de ter os sistemas elétrico ehidráulico novo e estar próximo da atual sede da Abace, necessitaria de obras deadaptação que custariam aproximadamente R$500.000,00 (quinhentos mil reais). Oimóvel do Edifício Record, fica próximo à atual sede, está todo reformado,necessitando apenas de ajustes pontuais para atender às necessidades da Abace, e,em contatos já realizados com a empresa vendedora, a Associação apresentoucontraproposta inicial de R$900.00,00, aceitando as partes um valor final de945.000.00. Após a explanação do senhor Elias Bueno, foi passada a palavra para osdemais presentes. O senhor José Antônio Tenório se posicionou contra a aquisição doimóvel do Edifício Record, principalmente em razão da dificuldade de se encontrarvagas não pagas para estacionamento. Os demais presentes se manifestaramfavoravelmente à ideia de aquisição da nova sede no Edifício Record. A seguirpassou-se à votação, por parte do Conselho de Administração, com vistas àautorização para convocação de Assembleia Geral para deliberar sobre a proposta,conforme determina o nosso Estatuto. O primeiro a manifestar-se foi o Presidente doConselho, senhor Fernando Ribeiro, que foi favorável à convocação da AssembleiaGeral para deliberar sobre a aquisição do imóvel do Edifício Record, recomendandoque, previamente à assembleia, sejam adotadas as seguintes providencias: (a)avaliação técnica do imóvel por empresa de engenharia habilitada; (b) apresentaçãode relatório sobre a oportunidade e a viabilidade econômico-financeira da aquisição doreferido imóvel; e (c) dados sobre a situação legal e fiscal do imóvel. Os demaismembros do Conselho votaram acompanhando o voto do senhor Presidente, inclusiveno que respeita às recomendações. Frente à aprovação por parte do Conselho deAdministração, a Diretoria Executiva da Abace, após o atendimento dasrecomendações elencadas no parágrafo anterior, adotará as providencias necessáriaspara a convocação da Assembleia Geral, conforme dispõe o Estatuto da Abace. Às12h, nada mais havendo a tratar, o Presidente do Conselho de Administraçãoagradeceu a presença de todos e deu por encerrada a sessão lavrando-se a presenteata que vai assinada por mim Miriam de Oliveira, que secretariei os trabalhos e pelosconselheiros presentes. emailfacebooktwittergoogle+linkedinstumblepinterestAnteriorPróximo